Instituto Pensar - PF abre inquérito para investigar se Bolsonaro prevaricou

PF abre inquérito para investigar se Bolsonaro prevaricou

por: Iara Vidal 


Polícia Federal instaurou inquérito para investigar suspeita de prevaricação de Jair Bolsonaro. Foto: Sérgio Lima/Poder360

A Polícia Federal instaurou inquérito para investigar suspeita de prevaricação de Jair Bolsonaro (sem partido) na negociação do governo para a compra da vacina Covaxin.

Leia também: Bolsonaro admite encontro com Miranda, mas não confirma teor da reunião

A apuração tem origem nas afirmações do deputado federal Luis Miranda (DEM-DF), que diz ter avisado o presidente sobre irregularidades nas tratativas e as pressões que seu irmão, o servidor do Ministério da Saúde Luis Ricardo Miranda, teria sofrido.

O líder da Oposição na Câmara, Alessandro Molon (PSB-RJ), comentou sobre a investigação aberta pela PF. "Isso é resultado daquela cobrança do STF à PGR sobre manifestação acerca da notícia-crime?, escreveu.

\"?\" Bom dia com a notícia de que a Polícia Federal abriu inquérito para investigar a suspeita de prevaricação de Bolsonaro no caso da Covaxin. Isso é resultado daquela cobrança do STF à PGR sobre manifestação acerca da notícia-crime. Seguimos de olho, fiscalizando! Boa semana.

? Alessandro Molon \"??\" (@alessandromolon) July 12, 2021

PF vai investigar de Bolsonaro foi avisado e não fez nada

A prevaricação é um tipo criminal em que o agente público deixa de agir ou retarda a ação para satisfazer interesses pessoais.

No caso do presidente, a apuração vai buscar saber se ele foi de fato informado e se tomou medidas.

A investigação foi solicitada pela Procuradoria-Geral da República após a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Rosa Weber cobrar manifestação da Procuradoria sobre a notícia-crime apresentada ao Supremo por três senadores.

Na PF, o caso será conduzido pelo Sinq (Serviço de Inquérito) da Diretoria de Investigação e Combate ao Crime Organizado, setor que cuida de apurações que envolvem pessoas com foro.

Bolsonaro admitiu encontro com Miranda

Na manhã deste sábado (10), Bolsonaro concedeu entrevista à Rádio Gaúcha e confirmou que o deputado Luis Miranda  pediu uma reunião com ele em Brasília, no entanto, não confirmou o teor do encontro e disse que o deputado "pediu uma audiência para conversar sobre vários assuntos?.

Leia também: CPI vai informar crime de prevaricação de Bolsonaro ao STF

Quando foi questionado sobre a Covaxin durante a entrevista, o presidente respondeu: "Gastamos um centavo com a Covaxin? Me responda: eu gastei um centavo? Além dos filtros do Ministério da Saúde, você tem o compliance nosso, tem a CGU tem o TCU e tem eu no final da linha, que só compra passando pela Anvisa?, disse. 

Escândalo Covaxin foi exposto na CPI

O servidor público Luis Ricardo Fernandes Miranda, denunciou irregularidades no processo de compra da vacina da Covaxin na CPI da Pandemia. Junto com o irmão, o deputado federal Luis Miranda (DEM-DF) disseram ao colegiado que relataram a Bolsonaro, em reunião ocorrida no Palácio da Alvorada, em 20 de março, cobrança de propina e outras irregularidades na compra da Covaxin, vacina produzida pelo laboratório indiano Bharat Biotech. 

Com informações da Folha de S.Paulo



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: